100 dias de Governo: da infraestrutura à capacitação, Secretaria de Turismo atua para fortalecer e fomentar o setor na cidade Notícias
25 de abril de 2025

Pasta iniciou gestão estratégica visando experiência do turista

No início da gestão, profissionais de diversos setores do trade participaram de reuniões na Secretaria de Turismo


Capacitação, eventos, planejamento estratégico, escuta ativa com profissionais e aproximação com governanças da região foram algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba nos 100 primeiros dias da nova gestão, visando o desenvolvimento do setor para a melhor experiência do turista.

A Pasta foi uma das secretarias criadas pelo governo do prefeito Helinho Zanatta na reforma administrativa proposta pelo Chefe do Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo. Antes, era um departamento dentro da Secretaria Desenvolvimento Econômico, mas agora é independente, sob a gestão de Clarissa Quiararia, com organograma composto por equipe técnica para três gerências, que são Planejamento Turístico, Promoção Turística e Eventos.

Secretária de Turismo Clarissa Quiararia deu as boas-vindas aos matriculados no curso de Turismo Rural

Com o intuito de entender as demandas do trade e estreitar laços para uma gestão eficiente, a Secretaria iniciou os trabalhos com reuniões com representantes das redes hoteleira e gastronômica, artesãos, guias de turismo, comerciários, instituições de ensino que oferecem cursos nas áreas correlatas, além de associações e vereadores, para levantar dados e ouvir sugestões para o desenvolvimento e fomento estratégico do Turismo na cidade.

Também dentro dos 100 primeiros dias de governo, a Pasta apoiou eventos como o Carnaval, com programação durante um mês e que reuniu público de cerca de 45 mil pessoas. Houve, ainda, apoio a eventos como a 13ª Festa da Batata, passeios de barco a motor e a remo no rio Piracicaba, eventos de entidades assistenciais e igrejas e à Paixão de Cristo – Temporada 2025. Além disso, já foram iniciadas as tratativas de apoios à 40ª Festa das Nações.

Foram realizadas, ainda, ações de capacitação ao trade, com início do curso de Turismo Rural, junto ao Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); oficinas gratuitas de artesanato para 160 pessoas, com aporte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); palestra para artesãos sobre artesanato como fonte de renda, e, também, fornecimento de transporte gratuito para profissionais do setor visitarem a feira de viagens e turismo WTM (World Travel Market), que é o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, para networking, negócios e obter atualizações sobre as novidades da área. Nesta feira, inclusive, a Secretaria Municipal de Turismo divulgou Piracicaba em stand oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado, por meio da região turística Serra do Itaqueri.

Carnaval 2025 reuniu público de 45 mil pessoas

Neste primeiro quadrimestre da gestão, a Secretaria de Turismo também iniciou ações de melhorias na mobilidade turística da cidade, especialmente na região da Rua do Porto, com o intuito de proporcionar mais comodidade a turistas e piracicabanos que visitam ou frequentam a área.

“Da infraestrutura ao bem-receber do turista, estamos trabalhando para proporcionar a quem nos visita a melhor experiência possível, porque o Turismo é uma atividade que contribui significativamente para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população, uma vez que movimenta de maneira direta hotéis, restaurantes, atrativos turísticos”, afirmou a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia.

MAIS – Outras ações já iniciadas pela Pasta nestes 100 primeiros dias de governo abrangem o desenvolvimento de uma nova identidade visual e a reestruturação de canais de informação e comunicação para a população, além da abertura de novo processo para a revisão do Plano Diretor de Turismo, a participação em reuniões de liderança e gestores públicos da Região Turística Serra do Itaqueri, a reformulação de roteiros turísticos e o Projeto de Lei que autoriza a concessão de uso do Parque do Mirante, do Aquário Municipal, do Elevador Turístico Alto do Mirante e de áreas adjacentes.

Quanto ao Plano Diretor de Turismo, houve rescisão do contrato com a empresa licitada na gestão anterior, uma vez que o escopo do trabalho apresentado não cumpria as orientações do Estado. Agora, a Pasta realiza reuniões com empresas técnicas para nova contratação.

E a respeito do Projeto de Lei que autoriza a concessão de uso de equipamentos turísticos na região do Parque do Mirante, o intuito é a preservação e a segurança dos espaços, bem como a criação de vagas de emprego, prevendo reformas, manutenções, novas atividades e eventos.

Voltar