Estão na programação visitas técnicas a propriedades rurais situadas em diferentes regiões da cidade

As aulas práticas do curso gratuito Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade estão previstas para começar na próxima semana. Realizado pelo Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Charqueada e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o curso tem como intuito capacitar agentes do setor, visando o fomento do turismo rural na cidade. Na manhã desta quarta-feira, 21/05, a secretária municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, visitou a Acipi, onde as aulas teóricas acontecem, e falou com os alunos.
“Estamos felizes com o comprometimento dos participantes. Toda capacitação é válida, preparando ainda mais o trade de Piracicaba para que visualizem novas oportunidades no setor e, claro, para que recebam os turistas da melhor forma. Além das aulas teóricas, é imprescindível que a prática exista, porque assim os conhecimentos podem ser aprimorados. A Secretaria de Turismo permanece à disposição dos alunos”, disse a titular da Pasta.

Como parte das aulas práticas, estão na programação do curso visitas técnicas a propriedades rurais situadas em diferentes regiões da cidade que já desenvolvem ou estão em processo de desenvolver o serviço de recepção de turistas. Neste contexto, os alunos podem trabalhar temáticas como hospedagem, alimentação e pontos de venda de produtos artesanais.
O curso, iniciado em março, é ministrado pelo turismólogo Eduardo Bettin e tem como objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e a própria família. A carga horária total é de 240 horas, com direito a certificado para os participantes com frequência mínima.
Os módulos abordados durante o curso tratam das oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura, atrativos turísticos no meio rural, atendimento ao cliente, entre outros. A previsão é que o programa seja concluído até dezembro.
Para a guia de turismo Maria Angélica Marconi, participante do curso, as aulas possuem conteúdos úteis para todos os profissionais do setor. “Tanto para guias quanto para empresários, as aulas estão sendo muito importantes para nós todos. O nosso professor é excelente e agradeço a todos que viabilizaram esta iniciativa, tanto direta ou indiretamente”, falou.
De acordo com o presidente da Acipi, Mauricio Benato, as aulas práticas são fundamentais para a consolidação dos conhecimentos adquiridos em sala. “Estamos satisfeitos com o excelente andamento do curso e com a receptividade dos participantes, que têm demonstrado grande interesse e envolvimento com o tema. As visitas técnicas que estão prestes a começar têm papel fundamental para transformar, na prática, o potencial das propriedades rurais em oportunidades reais de negócios. A Acipi acredita na força do empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável do nosso município, por isso apoia iniciativas como esta, que geram impacto positivo tanto para os produtores quanto para o turismo local”, afirmou.