Festa do Divino Espírito Santo
Introduzida em Piracicaba em 1826, constitui a mais significativa manifestação religiosa-popular e o mais expressivo evento do calendário turístico do município. Tem caráter peculiar decorrente das culturas das populações assentadas à margem do rio, que faziam promessas ao Espírito Santo, com o compromisso de comemorar o dia da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A Festa do Divino é uma caracterização alegre da antiga festa, mostrando simbolicamente muito das suas tradições e mantendo viva a crença religiosa. Acontece na segunda semana de julho, é famosa em todo o país e concentra, numa semana, ao longo da rua do Porto, uma série de eventos que conta com grande participação popular.
Festa do Milho Verde
Realizada no mês de março, pelo Centro Cultural de Tanquinho, onde são servidos pratos variados, tendo como ingrediente principal o milho. Shows sertanejos e apresentação de conjuntos folclóricos.
Festa das Nações
Organizada pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade, tem sua renda revertida às entidades sociais participantes. Em sua 12 edição, conquistou fama nacional. Realizada no mês de maio, durante cinco dias apresenta shows, danças folclóricas e mais de 25 variedades de restaurantes, montados pelas entidades sociais, com ambientação, pratos e bebidas típicos dos países representados. A festa registra público superior a 100 mil pessoas e é realizada no Engenho Central.
Festa da Polenta
Com o intuito de comemorar a imigração trentino-tirolesa para a cidade de Piracicaba e manter viva as tradições dos fundadores do bairro, a Associação dos Moradores do Bairro Santa Olímpia promove anualmente a Festa da Polenta.
Iniciada em 1992, para festejar o centenário da imigração trentino-tirolesa a festa foi repetida em 1993 e, somente em 1999, foi realizada sua terceira edição, devido à reconstrução do salão paroquial na comunidade.
Devido ao grande interesse dos visitantes e turistas de outras cidades do estado de São Paulo e do Brasil em prestigiar o evento, a festa começou ser realizada à partir do ano de 2000 durante três dias.
A festa possui reconhecimento da Prefeitura Municipal de Piracicaba, fazendo parte do calendário oficial das festas culturais da cidade. Muitos dos visitantes e turistas de várias partes do Brasil participam da festa com o objetivo de apreciar a cultura trentino-tirolesa do bairro. Assim, a Festa da Polenta propicia, através das apresentações de corais e danças folclóricas do próprio bairro, um final de semana muito animado para seus visitantes.
Além de visitar a festa é possível conhecer mais sobre a história de Santa Olímpia, através do Centro Histórico-Cultural e dos monumentos e obras existentes no bairro (igreja histórica, via sacra, gruta, etc).
Atualmente, a Festa da Polenta reúne cerca de 15 mil pessoas e conta com várias atrações gastronômicas. Preparada pelas nonas do bairro, a polenta com frango e crauti (polenta acompanhada de frango ao molho, chucrute, speck e lingüiça) é a especialidade da festa.
Também são encontrados demais pratos tradicionais da cozinha trentina/tirolesa como canederle ou knödel (nhoques de pão com lingüiça e especiarias, servidos em uma sopa de frango), a polenta con cuccagna (fritada de ovos com tomates, lingüiça, bacon e queijo), o strangola pretti (nhoques verdes), polenta frita, salsichão, os deliciosos gròstoi (bolinhos doces), entre outros pratos típicos; também são servidas porções. Todas as especialidades podem ser acompanhadas por boa cerveja, mas os destaques vãos para os ótimos vinhos: tintos, vinho de laranja e a grappa (destilado da casca da uva), todos de fabricação local.
Todo o trabalho de organização e realização do evento é feito de forma voluntária pelos moradores da comunidade e toda a arrecadação é revertida para o próprio bairro através de projetos assistenciais, culturais e de infraestrutura.
Sempre realizada no último final de semana do mês de julho, a Festa da Polenta esquenta o frio do inverno e a cada ano tem atraído maior número de visitantes.
Muitos descendentes trentinos/tiroleses de outros estados também visitam com freqüência a animada festa tirolesa. Com muita animação, musicas típicas, boa comida, danças folclóricas e a famosa hospitalidade tirolesa, a festa é a maior atração do Bairro Santa Olímpia e uma das maiores da cidade de Piracicaba.
Festa de São João de Tupi
Tradicional festa realizada na noite de São João, com shows musicais e sertanejos, fogueira e folguedos tradicionais. Frequência superior a 40 mil pessoas, tendo como ponto de atração maior os pratos e bebidas típicos, e a passagem de populares descalços sobre o braseiro.