Prefeitura lança o projeto Monitoria de Turismo 60+ NotíciasSem categoria
2 de fevereiro de 2023

Engenho Central é um dos principais pontos turísticos de Piracicaba

A Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba (Semdettur), dá início ao Projeto Monitoria de Turismo 60+, com a realização de curso para capacitar pessoas com 60 anos ou mais, para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos de Piracicaba.

O Monitoria de Turismo 60+ é um projeto que foi pensando pelo prefeito Luciano Almeida, como forma de valorizar aqueles que já fizeram muito por nós e pela nossa cidade, e agora podem transmitir seus conhecimentos para as crianças, jovens, adultos e aos turistas. Seu objetivo é promover o envelhecimento ativo das pessoas idosas com novas aprendizagens e relações sociais, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho e melhorar as práticas de hospitalidade e guiamento do turismo local.

“Os profissionais com mais de 60 anos foram os mais afetados com o desemprego e também foram os mais acometidos pela pandemia”, ressalta José Luiz Guidotti Júnior, secretário da Semdettur. “Esse projeto volta o olhar a essa população, tão importante e que tem tanto a oferecer à comunidade e ao mercado de trabalho”, conclui o secretário da pasta.

“Essa ação tem como objetivo a ampliação das relações sociais e convívio comunitário, construção de novas aprendizagens, estímulo à memória e outras habilidades mentais que contribuem significativamente para um processo de envelhecimento ativo, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como diretriz importante para as políticas públicas voltadas para a população idosa”, ressalta Euclídia Fioravante, secretária da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

“Além de melhoria na qualidade de vida e na saúde mental, com essa qualificação no trade turístico, os participantes do projeto podem perceber que têm muito a contribuir com a população, oferecendo acolhimento aos turistas da cidade como atividade profissional ou voluntária”, conclui Euclídia.

O CURSO – Presencial, o curso será ministrado por Marta Poggi, que atua no setor de turismo há 27 anos como consultora e palestrante. A carga horária é de 30 horas com aulas expositivas, práticas e visitas técnicas. O público-alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, moradoras de Piracicaba de preferência, estar aposentado ou sem renda e ter cursado o ensino fundamental.

SERVIÇO –O curso será realizado de 14/02 a 23/03, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, das 8h às 12h. Início das inscrições dia 02/02, a partir das 14h pelo link disponível no site da Semdettur: www.semdettur.piracicaba.sp.gov.br

As vagas são limitadas. Mais informações na Semdettur pelo telefone (19) 3403-1174.

Voltar