Secretaria de Turismo divulga lista definitiva dos artesãos selecionados para a 40ª Festa das Nações Notícias
7 de maio de 2025

No processo seletivo foram avaliados critérios como referência à cultura popular e criatividade

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba torna pública hoje, quarta-feira, 7/05, após o período para apresentação de recursos, a lista definitiva com os nomes dos 15 artesãos selecionados para participação na 40ª edição da Festa das Nações, que acontecerá entre 14 e 18 de maio, no Engenho Central.


Os nomes dos artesãos selecionados, por ordem alfabética, e suas respectivas técnicas de artesanato são: Adhemar Fernando Monteiro (bijuteria e pirografia), Adriana de Freitas Farias (costura criativa), Adriele Silva Bigotto (amigurumi e costura criativa), Antonio Carlos Carvalho Pessoa (nautimodelismo), Helena da Silva Mendes (costura criativa), Joel Aparecido de Siqueira Alves de Lima (escultura, entalhe e marchetaria), Leonina de Oliveira Miguel Magioli (tricô, crochê e amigurumi), Maria Lúcia Tavares Marangoni (bijuteria, macramê e pedras naturais), Miguel Martin (marcenaria), Natasha Danckwardt Ferrari (cimento, bijuteria e suculentas), Patrícia da Silva Delgado (biscuit, MDF, concreto celular e arte sacra), Ricardo Rosa Schiavinato (joalheria), Roseli Durigan (colagem, bijuteria, arte sacra e pedraria), Thais Caramel Barbosa Soares (costura criativa e feltro) e Venise Cilene Sant Ana (pintura e upcycling).


Todos receberão um e-mail informativo sobre a reunião presencial da qual deverão participar nesta sexta-feira, 9/05, às 10h, na sede da Secretaria de Turismo, bem como a visita técnica ao local de exposição, o termo de compromissão para assinatura e o manual de conduta para participação.

“É muito importante que todos os artesãos compareçam à reunião, para alinhamento dos detalhes em relação ao espaço que terão em conjunto. E é por isso que também vamos fazer a visita técnica, para que se organizem da melhor forma para a festa. Nosso intuito é que eles aproveitem ao máximo esta oportunidade de mostrar o trabalho que fazem para os próprios piracicabanos e turistas que passam pelo evento”, falou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.


No processo seletivo foram avaliados critérios como referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.

“Diante da seleção fica claro que temos em Piracicaba artesãos de diversas técnicas, que produzem trabalhos lindíssimos, cada um com a sua singularidade e jeito genuíno de fazer arte com as próprias mãos”, disse o gerente de planejamento turístico de Piracicaba, Esdras Casarini.

Voltar