Clarissa Quiararia esteve no Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro conversando com alunos do curso de hotelaria

Hospitalidade pública foi o tema da palestra ministrada ontem, terça-feira, 6/05, pela secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia, no Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, para alunos do curso de hotelaria. A atividade ocorreu no período da manhã, com conteúdo teórico e exemplos práticos de aplicação.
Entre os assuntos abordados de forma conceitual durante a palestra, Clarissa falou de experiência do turista, laços sociais, acessibilidade e identidade. Ela comentou, ainda, sobre ações planejadas e executadas pela atual administração de Piracicaba no setor turístico, dando exemplos práticos para o desenvolvimento do trade e a conquista de turistas pelo bem-receber.
“Em se tratando de turismo, a hospitalidade pública é fundamental, tornando a cidade e seus espaços mais acolhedores e convidativos para todos os cidadãos. Neste contexto, vale ressaltar que a cidade precisa, primeiro, estar preparada para o próprio morador e, consequentemente, estará preparada para o turista”, explicou Clarissa.
De acordo com Marcia Akemi Baltieri, coordenadora do curso, o convite feito à Clarissa foi para mostrar aos estudantes como ocorre o acolhimento nos espaços públicos e como a gestão pública pode aplicar os conceitos de hospitalidade na prática. “Os conceitos de hospitalidade apresentados pela Clarissa são válidos não apenas para espaços públicos, mas também para espaços comerciais e virtuais, e é importante que os alunos compreendam isso”, falou.
MAIS – No mês passado, a titular da Secretaria de Turismo também ministrou palestra sobre gestão pública no turismo, a convite da professora Odaléia Queiroz, para a disciplina de gestão turística de ambientes naturais, no curso de bacharelado em gestão ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

“Fico muito contente em poder falar de turismo no meio acadêmico, para que os estudantes possam perceber o importante papel desta atividade no campo econômico, cultural e na troca social. São momentos para compartilhar experiência e coletar informações que também pode ser usadas para melhorias da gestão pública no setor”, falou Clarissa.