Secretaria de Turismo leva artesãos para evento do setor em SP Notícias
11 de julho de 2025

Pasta forneceu transporte gratuito a cerca de 30 artesãos rumo à feira Mega Artesanal

Com o intuito de promover capacitação e atualização do setor, a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba disponibilizou aos artesãos que integram os espaços de artesanato da cidade, administrados pela Pasta, transporte gratuito para a feira Mega Artesanal, na capital paulista, na última terça-feira, 8/07. Cerca de 30 artesãos aproveitaram a oportunidade e puderam no evento participar de cursos e saber as novidades, projetos e negócios relacionados às artes manuais.

Artesãos aproveitaram transporte fornecido pela Prefeitura rumo ao evento

A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos, com a presença de representantes da indústria, do comércio, dos ateliês e artesãos. Em 2025 ela aconteceu de 5 a 9 de julho, das 10h às 18h, no São Paulo Expo. Entre os cursos e oficinas disponibilizados estavam bordado, feltragem, pintura, costura criativa e vela decorada. Foi possível ver no local, ainda, exposições de cerâmica, de arte têxtil, oshibana, que é arte de prensar flores, folhas, galhos e frutas, transformando-os em obras de arte e objetos decorativos, entre outras.

“Ter o contato com outros profissionais do setor é essencial para a troca de experiências e aprendizagem. Ficamos muito felizes em ver o interesse dos artesãos da cidade em estar nesta feira, porque é um meio para ampliar o conhecimento que já possuem e buscar referências para a produção do artesanato que poderá ser adquirido pelos turistas e visitantes de Piracicaba”, disse a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

Para a artesã Adriele Silva Bigotto. 30, que produz laços de cabelo e amigurumi, a participação na Mega Artesanal foi importante para o aprimoramento do trabalho. “Agradeço à Prefeitura por esta oportunidade oferecida aos artesãos, porque conseguimos ver as novidades e ter contato com outros profissionais e técnicas diferentes. Isso é muito importante para a nossa evolução, para continuarmos crescendo e levando o artesanato a outras pessoas, para que esta prática não morra”, falou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a artesã Nanci Pereira Gama dos Santos, 72, que trabalha com costura criativa. “Amei a ideia da Secretaria de Turismo de nos levar à Mega Artesanal, porque nos deu a oportunidade de presenciar as novidades artesanais que estão em evidência no mercado. E eu pude socializar e interagir com os artesãos e professores”, contou.

Conforme o gerente de planejamento da Secretaria Municipal de Turismo, Esdras Casarini, ao participarem de eventos como a Mega Artesanal, os artesãos da cidade têm a possibilidade de aprimorar o processo produtivo. “É uma imersão em uma área na qual eles já estão envolvidos, entretanto, em um ambiente diferente, e isso pode incitar a novas criações a partir das observações feitas durante a visita”, comentou.

Capacitar o trade turístico é uma das premissas da gestão municipal. Neste ano, inclusive, no primeiro semestre, a Secretaria de Turismo levou cerca de 30 guias de turismo para a 12ª edição da WTM (World Travel Market), o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, que aconteceu no Expo Center Norte, na capital paulista. Outras visitas técnicas a eventos do setor estão no cronograma da Pasta.

Voltar