Atividade ocorreu como parte da programação celebrativa dos 258 anos de Piracicaba

Atores da Cia. Metamorfose de Teatro realizaram ontem, domingo, 24/08, performance teatral de oito personagens durante roteiro turístico matutino gratuito no Cemitério da Saudade. Com acompanhamento de historiadores e guia de turismo, o público recebeu informações sobre figuras folclóricas e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. A atividade ocorreu como parte da programação celebrativa dos 258 anos de Piracicaba, com realização da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade. A programação completa comemorativa do aniversário do município pode ser vista na íntegra em https://abre.ai/pira258anos.
Os oito personagens presentes no roteiro foram Marina Tricânico, poetisa piracicabana autora do hino da Polícia Militar Feminina do Estado de São Paulo; Nhô Lica, o colecionador de pedras; Erotides de Campos, compositor e professor que tem em sua sepultura uma máscara mortuária, um elemento único no cemitério; Almeida Júnior, pintor e desenhista; padre Galvão, considerado um milagreiro; Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil do Brasil; Alfredo Cardoso, médico, e Laudelina Cotrin de Castro, agitadora cultural. Os atores participantes foram Daniela Tonin, Larissa Lorenz, Felipe Yubai, Gabriel Monndini, Matteus Cobra, Vicente Mateus e Washington Poppi, que é coordenador da cia.

“Aprendi muito durante o roteiro. Trouxe um caderno e anotei várias informações. Agora pretendo voltar aos túmulos mencionados para poder olhar com mais calma para eles, principalmente porque gosto muito das esculturas, arquiteturas que eles têm. A presença dos atores foi muito interessante e eu, com certeza, voltarei se fizerem outras edições”, afirmou a piracicabana aposentada Helenice Gutierrez. 76.
“Ficamos muito contentes com a presença do público e o feedback que recebemos. Agora já vamos começar a planejar a próxima edição, que está prevista para acontecer em novembro. Continuamos com o propósito de ampliar o olhar das pessoas para a educação patrimonial, a arte cemiterial e o reconhecimento da identidade de um povo”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, acrescentando que os alimentos doados pelo público no início da atividade serão destinados esta semana ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.

Para a atriz Daniela Tonin, 50, responsável pela performance referente à poetisa Marina Tricânico, a experiência do trabalho no cemitério foi emocionante. “Tenho 33 anos de carreira e essa foi minha primeira vez realizando este trabalho em um cemitério, como uma homenagem póstuma. Fiz a pesquisa sobre a Marina Tricânico, incluindo as características físicas dela, e me emocionei quando as primas delas vieram até mim e comentaram que o cabelo estava igualzinho como o dela. Foi muito gratificante”, disse.

Ao longo do roteiro também foram abordadas as histórias de Thales Castanho de Andrade, pioneiro na literatura infantojuvenil brasileira; Jaçanã Altair Pereira Guerrini, professora e escritora, entre outros. As informações foram compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução foi feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior.