Com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro, evento ocorreu na sexta-feira, 14/11

A última edição de 2025 do roteiro guiado gratuito no Cemitério da Saudade aconteceu na noite de sexta-feira, 14/11, e teve aprovação do público, formado por 80 pessoas, que puderam conhecer histórias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. A atividade foi conduzida por historiadores e guia de turismo, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização foi da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade.


Entre as figuras que tiveram vida e curiosidades abordadas durante o roteiro estavam Zé do Prato, um dos principais difusores da cultura de rodeio no Brasil e autor do bordão “Seguuura, peão!”; Parafuso, que foi cantor de Cururu, manifestação musical da região Médio Tietê, e o personagem folclórico Nhô Lica, colecionador de pedras. Intervenções artísticas ocorreram no trajeto e foram compartilhadas, ainda, informações sobre a queda do Edifício Luiz de Queiroz, popularmente conhecido como Comurba (Companhia de Melhoramentos Urbanos), em 6 de novembro de 1964, quando mais de 50 pessoas morreram, causando comoção nacional.
“Este roteiro mostra que o cemitério também é lugar de cultura, também é lugar para conhecermos mais sobre a nossa cidade. Eu acho muito importante, porque é uma forma de sabermos também sobre esculturas e personagens, então você sai com um novo conhecimento adquirido”, falou a estudante da radiologia Laura Sbravatti
Quem também aprovou a iniciativa foi o engenheiro florestal Tales Theodoro, natural de Divinópolis, Minas Gerais. “Já moro em Piracicaba há cinco anos e não conhecia muito dos personagens abordados durante o roteiro. E senti que eu me conectei um pouco mais com a cidade. E gostei muito das intervenções também, porque deram vida para a experiência”, afirmou.
Outro participante que apreciou o roteiro foi a professora da rede estadual Priscila Borges. “Achei muito enriquecedor, porque eu concordo que o cemitério tem muita história e muita obra de arte, agregando e acrescentando muito pra gente”, disse.
No roteiro, as informações foram compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução foi feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e houve participação especial dos atores Daniela Tonin, Gabriel Monndini, Matteus Cobra e Leonardo Ramos (músico), que integram a Cia. Metamorfose de Teatro, sob coordenação de Washington Poppi.
“Ficamos muito felizes com a presença de todos nos roteiros executados em 2025. É muito importante para nós, enquanto Secretaria de Turismo, percebermos a aprovação do público nas atividades, então é claro que no próximo ano teremos outras edições, sempre buscando agregar conhecimento à vida das pessoas e valorizando a cultura, a história e os atrativos da cidade”, falou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, acrescentando que todos os produtos de higiene pessoal doados pelo público no roteiro serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade, com destino a pessoas em condição de desproteção social.
