Atividade aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 26/11, em Santa Olímpia

Como atividade de conclusão do curso gratuito Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade, aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 26/11, o evento Viaggio Di Sapore (viagem de sabor, em tradução livre), no salão de festas de Santa Olímpia, com jantar inspirado na culinária italiana e apresentações de dança e música, tudo produzido e executado pelos alunos. Houve a presença de cerca de 60 convidados, incluindo representantes do trade turístico no município.








O curso teve início em março, com aulas teóricas e práticas, com o intuito de capacitar agentes do setor, visando o fomento do turismo rural na cidade. A realização foi do Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Charqueada e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
“Que noite agradável os alunos promoveram. Parabenizo a todos que finalizaram o curso. Com certeza foi uma rica oportunidade de muitos aprendizados para expandir os próprios negócios ou criar produtos turísticos, principalmente no meio rural. Com esta capacitação, estamos incentivando, inclusive, a movimentação da economia da cidade, uma vez que os turistas podem ter mais opções de atrativos no município a partir do que os participantes do curso aprenderam”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, que foi ao evento acompanhada de Soraya Alves, gerente de promoção turística.

Para o guia de turismo Edison Vicentin, que participou do curso, os aprendizados contribuirão para aprimorar os serviços prestados. “Foi um curso muito instrutivo, agregou muito conhecimento, e isso faz com que daqui pra frente eu seja mais assertivo nos trabalhos profissionais”, disse.
Outro participante da capacitação, Tatiane Borges, que entrou no curso visando a montagem de um café colonial como negócio, também aprovou o conteúdo ministrado nas aulas ao longo do ano. “Além de orientações e dicas de como montar um negócio, pude me capacitar sobre o bem-receber do público. E foi excelente também para ter novas ideias. Abriu a minha mente”, afirmou.
O menu da noite teve pastel de cucagna com caldo de cana, panceta, tagliotini e molho alfredo, panacota com rapadura, cachaça e limão, suco de uva e café com grostoli. A apresentação de dança foi com integrantes do Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas. Na ocasião, houve a presença do padre Joélio Brito; da coordenadora da Escola de Negócios Acipi, Andiara Zambello, e da presidente da Comturpi (Conselho Municipal de Turismo), Odaleia Queiroz.

CURSO – O curso foi ministrado pelo turismólogo Eduardo Bettin. Com carga horária de 240 horas, a capacitação teve como objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural. As aulas abordaram ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e da própria família. Os módulos abordados trataram das oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura, atrativos turísticos no meio rural, atendimento ao cliente, entre outros.
