Ações da Secretaria de Turismo são abordadas em palestra na Esalq Notícias
29 de agosto de 2025

Titular da Pasta, Clarissa Quiararia, falou a estudantes da disciplina Sociedade, Natureza e Território Turístico

Titular da Pasta, Clarissa Quiararia, falou a estudantes da disciplina Sociedade, Natureza e Território Turístico

Ações da Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba nos primeiros oito meses da atual gestão foram abordadas durante palestra ministrada ontem, quinta-feira, 28/08, pela titular da Pasta, Clarissa Quiararia, a alunos da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) na disciplina Sociedade, Natureza e Território Turístico.

Na ocasião, ela explicou a importância da promoção de eventos para atrair turistas ao município, como festivais, roteiros turísticos e feiras, e também da capacitação de pessoal para o bem-receber de quem visita a cidade. Ela citou o Carnaval, que recebeu 45 mil pessoas, e o festival gastronômico Comida na Rua, com público de 12 mil pessoas. Clarissa comentou, ainda, sobre o curso de atrativos turísticos de Piracicaba, desenvolvido em parceria com o Senac, que já capacitou cerca de 100 guias de turismo, artesãos e guardas-civis municipais, e o curso de Turismo Rural, realizado pelo Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e o Sindicato Rural de Charqueada.

Palestra aconteceu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

“Além da infraestrutura, os eventos têm papel fundamental no desenvolvimento do Turismo, uma vez que atrai residentes de outros municípios e, consequentemente, eles acabam consumindo nos restaurantes da cidade ou aproveitando os serviços de hospedagem. E para que voltem mais vezes, precisam se sentir acolhidos, portanto, capacitar o trade que lida diretamente com os turistas e visitantes é necessário”, afirmou.

A palestra ocorreu por meio de convite da professora Odaleia Queiroz. “Essa aproximação da gestão pública com a academia, em especial a Esalq, uma universidade referência no país, é muito importante, porque é uma forma de fomentar a troca de ideias, com participação ativa dos alunos. Deste modo, podemos planejar cada vez mais ações públicas para o desenvolvimento do Turismo na cidade”, disse Clarissa, acrescentando que em setembro terá início a revisão do Plano Diretor de Turismo, instrumento de planeamento estratégico para definição das diretrizes e ações necessárias para a potencialização do Turismo no município, considerando os aspetos sociais, culturais, econômicos e ambientais.

Voltar