Alunos do curso de Turismo Rural realizaram evento gastronômico Notícias
2 de dezembro de 2025

Atividade aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 26/11, em Santa Olímpia

Curso teve início em março deste ano com foco no desenvolvimento do turismo rural

Como atividade de conclusão do curso gratuito Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade, aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 26/11, o evento Viaggio Di Sapore (viagem de sabor, em tradução livre), no salão de festas de Santa Olímpia, com jantar inspirado na culinária italiana e apresentações de dança e música, tudo produzido e executado pelos alunos. Houve a presença de cerca de 60 convidados, incluindo representantes do trade turístico no município.

Evento aconteceu no salão de festas de Santa Olímpia
Todo o menu do jantar foi produzido pelos alunos do curso
Equipe trabalhou na produção dos pratos servidos durante o jantar
Durante o evento, houve exposição de produtos feitos pelos alunos da capacitação
Cerca de 60 convidados compareceram ao evento
Apresentação de dança foi com integrantes do Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas
Houve, também, apresentação musical
Andiara Zambello, da Acipi; Clarissa Quiararia, secretária de Turismo, e Soraya Alves, gerente de promoção turística

O curso teve início em março, com aulas teóricas e práticas, com o intuito de capacitar agentes do setor, visando o fomento do turismo rural na cidade. A realização foi do Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Charqueada e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

“Que noite agradável os alunos promoveram. Parabenizo a todos que finalizaram o curso. Com certeza foi uma rica oportunidade de muitos aprendizados para expandir os próprios negócios ou criar produtos turísticos, principalmente no meio rural. Com esta capacitação, estamos incentivando, inclusive, a movimentação da economia da cidade, uma vez que os turistas podem ter mais opções de atrativos no município a partir do que os participantes do curso aprenderam”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, que foi ao evento acompanhada de Soraya Alves, gerente de promoção turística.

Secretária de Turismo, Clarissa Quiararia parabenizou os participantes do curso

Para o guia de turismo Edison Vicentin, que participou do curso, os aprendizados contribuirão para aprimorar os serviços prestados. “Foi um curso muito instrutivo, agregou muito conhecimento, e isso faz com que daqui pra frente eu seja mais assertivo nos trabalhos profissionais”, disse.

Outro participante da capacitação, Tatiane Borges, que entrou no curso visando a montagem de um café colonial como negócio, também aprovou o conteúdo ministrado nas aulas ao longo do ano. “Além de orientações e dicas de como montar um negócio, pude me capacitar sobre o bem-receber do público. E foi excelente também para ter novas ideias. Abriu a minha mente”, afirmou.

O menu da noite teve pastel de cucagna com caldo de cana, panceta, tagliotini e molho alfredo, panacota com rapadura, cachaça e limão, suco de uva e café com grostoli. A apresentação de dança foi com integrantes do Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas. Na ocasião, houve a presença do padre Joélio Brito; da coordenadora da Escola de Negócios Acipi, Andiara Zambello, e da presidente da Comturpi (Conselho Municipal de Turismo), Odaleia Queiroz.

Jantar foi inspirado na culinária italiana

CURSO – O curso foi ministrado pelo turismólogo Eduardo Bettin. Com carga horária de 240 horas, a capacitação teve como objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural. As aulas abordaram ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e da própria família. Os módulos abordados trataram das oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura, atrativos turísticos no meio rural, atendimento ao cliente, entre outros.

Voltar