Carnaval 2026: primeiro fim de semana da programação oficial reúne 6.000 pessoas Notícias
4 de fevereiro de 2026

Eventos, totalmente gratuitos, continuam até 17/02, em diversos pontos da cidade

No sábado, bloco Salomé contou com 3000 pessoas
Bloco do Peixe Frito animou foliões no domingo
Cerca de 2000 foliões estiveram no bloco Peixe Frito

Em ritmo de festa, o primeiro fim de semana da programação carnavalesca oficial de Piracicaba teve a participação de cerca de 6.000 pessoas. O abre-alas dos eventos foi na noite de sexta-feira, 30/01, com o Grito do Carnaval, que reuniu 1.000 foliões no Engenho Central. No sábado, o bloco Salomé contou com 3.000 pessoas. E no domingo, compareceram 2.000 foliões ao bloco Peixe Frito. A programação, organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, é totalmente gratuita e continua até 17/02, em diversos pontos da cidade, tendo ao todo 16 blocos carnavalescos. Confira abaixo o cronograma de eventos.

Grito de Carnaval, no Engenho, foi o abre-alas da programação de 2026

Natural de Hortolândia e morando em Piracicaba há seis meses, a analista financeira Lilian Aparecida de Oliveira, 41, compareceu ao Grito de Carnaval já pensando em participar de outros eventos durante o mês. “Vim ao Grito de Carnaval com grandes expectativas e estou muito feliz já no primeiro dia. Acho que está começando com o pé direito. E com certeza estarei nos outros bloquinhos”, disse.

Lilian Aparecida de Oliveira, 41, compareceu ao Grito de Carnaval

Quem também aprovou a abertura da programação foi a piracicabana Eliana Zerimar, 59, fotógrafa. “Está sendo em grande estilo, com a Aninha Barros e o Juca Ferreira. E eu quero ir em todos os bloquinhos. Eu amo o Carnaval”, afirmou.

Aninha Barros também animou o Grito de Carnaval
Juca Ferreira foi uma das atrações da abertura da termporada carnavalesca
Pessoas de todas as idades compareceram aos eventos do primeiro fim de semana carnavalesco

Para a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, o público que compareceu no primeiro fim de semana da programação comprovou que o planejamento das atrações foi, de fato, para todas as idades. “Vimos crianças, jovens, adultos e idosos aproveitando juntos, curtindo as festas e celebrando nossa cultura. E queremos que este espírito de paz e alegria continue até o último evento, para todos”, disse.

Os 16 blocos aprovados para integrarem o Carnaval 2026 de Piracicaba são: Bloco Afropira, Bloco Baque Caipira, Bloco Cordão Carnavalesco do Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco da Green, Bloco da Salomé, Bloco do Amor, Bloco do Bagaço, Bloco do Peixe Frito, Bloco dos Boçais, Bloco GRES Amigos da Rua do Porto, Bloco Pira Pirou, Bloco SapuTeda 2026, Bloco Unidos de Santa Olímpia, Bloco Vila África Kilombo e Bloquinho do Primo Luiz.

Conforme o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o Carnaval com blocos animando as ruas da cidade é uma marca que Piracicaba está consolidando a cada ano. “Cada bloco é único, peculiar, e isso é demonstrado à população por meio das músicas, das vestimentas, dos estandartes. É realmente uma grande festa, onde a alegria predomina”, falou.

Secretários de Cultura e Turismo, Carlos Beltrame e Clarissa Quiararia, junto da realeza do bloco do Peixe Frito

Entre os locais onde os eventos acontecem estão o Engenho Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, além de áreas que abrangem a Praça da Boyes, largo dos Pescadores, Praça Dr. Jorge Tibiriçá, Estação da Paulista, Casa do Povoador, bairro Santa Olímpia e outros.

SEGURANÇA – Entre as orientações das forças de Segurança Pública para os dias de festa estão não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, obedecer a sinalização de trânsito e evitar discutir ou brigar no trânsito. Também há instrução para que não sejam transportados qualquer tipo de objeto de vidro e pontiagudo. A venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos de idade é proibida e é recomendado não portar e consumir bebidas em garrafas de vidro.

O Carnaval de Piracicaba tem apoio da Polícia Militar, além do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba e da Piracerva – Associação das Cervejarias Artesanais de Piracicaba.

Voltar