Cerca de 2.000 pessoas participam da primeira temporada do MovimentAr Notícias
21 de julho de 2025

Iniciativa estreou com programação de férias totalmente gratuita, oferecida pela Prefeitura no calçadão da avenida Renato Wagner durante três domingos de julho

Capoeira foi uma das atividades oferecidas no último domingo

A primeira temporada do MovimentAr – Férias na Avenida, programação de férias totalmente gratuita oferecida pela Prefeitura de Piracicaba no calçadão da avenida Renato Wagner, teve público de cerca de 2.000 pessoas nos três domingos de realização. Crianças, jovens, adultos e idosos puderam aproveitar no período da manhã diversas atividades envolvendo esportes, artes e recreação, de forma segura, uma vez que a via ficou interditada para o tráfego de veículos A realização foi das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com o Sesc.

Psicóloga Carolina Baltieri, 40, e o filho,Heitor Baltieri, 6, aproveitaram a programação

“Demos início a uma ideia que foi bem aceita pela população. Além de algumas pessoas nos falarem o quanto gostaram, vimos, de fato, que o público compareceu e aproveitou. Famílias inteiras se divertiram, iniciando o domingo ao ar livre. Esta foi a primeira temporada e agora já estamos trabalhando para que o MovimentAr seja ampliado, chegando a outras regiões da cidade e envolvendo outras modalidades de atividades”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

No domingo de estreia, em 6/07, o MovimentAr teve a presença de aproximadamente 300 pessoas. Depois, no domingo seguinte, 13/07, foram 600, e ontem, 20/07, pelo menos 1000 pessoas passaram pela avenida Renato Wagner. Algumas das atividades disponíveis na primeira temporada foram ginástica, capoeira, pilates, tênis de mesa, judô, vôlei adaptado, além de contação de histórias, oficina de teatro e música. Brincadeiras de rua também constaram na programação, em todos os domingos, oferecidas por meio do projeto Ruas do Brincar, do Sesc Piracicaba. Em todas as vivências esportivas houve monitoria de equipe técnica de professores da Secretaria de Esportes, visando a segurança na execução dos movimentos esportivos. No local ficaram disponíveis, ainda, food trucks, com diversas opções gastronômicas.

Contação de histórias reuniu público de todas as idades

“Eu achei a proposta do MovimentAr muito válida, porque realmente incentiva a convivência em família e a prática de esportes ao ar livre”, afirmou a psicóloga Carolina Baltieri, 40, que compareceu ao evento ontem junto do filho Heitor Baltieri, 6. “Estou jogando tênis de mesa com a minha mãe, mas quero participar mais vezes, porque também quero trazer minha bicicleta pra pedalar por aqui”, disse.

Atrações culturais fizeram parte da programação

Segundo a secretária de Turismo da cidade, a próxima edição do MovimentAr será em agosto, como parte da programação do aniversário de 258 anos de Piracicaba. “Neste caso, o MovimentAr será focado na produção artesanal, também em parceria com o Sesc, para que os piracicabanos e turistas conheçam mais do que a cidade tem a oferecer”, comentou Clarissa.

Evento aconteceu no calçadão da avenida Renato Wagner

EVENTO – O nome MovimentAr, com destaque para o Ar no final da palavra, foi pensado estrategicamente para relacionar a atividades ao ar livre, para que as pessoas conheçam diferentes espaços da cidade. Além disso, a proposta do Ar é alusiva à identidade do dialeto piracicabano, que é patrimônio imaterial da cidade.

Voltar