Observação de aves é tema de encontro gratuito no Tanquã Notícias
25 de abril de 2025

Iniciativa abre série de capacitações para pescadores do minipantanal paulista, por meio de parceria entre as Prefeituras de Piracicaba e de São Pedro

Ação introdutória de capacitação no Tanquã aconteceu nesta semana; outro encontros estão previstos



Com o intuito de estimular o turismo de experiência com a observação de aves, a Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a Prefeitura de São Pedro, iniciou na manhã de ontem, quinta-feira, 24/04, ação formativa para os pescadores do Tanquã, local conhecido como o “minipantanal paulista”, onde já foram catalogadas cerca de 170 espécies de aves, além de mamíferos, répteis e anfíbios.

Estiveram presentes o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, Maurício Perissinotto; a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia; a coordenadora de Meio Ambiente e Agricultura de São Pedro, Paula Souza; o diretor técnico da Cati Regional de Piracicaba, Henrique Bellinaso, e o Gestor da Área de Proteção Ambiental Tanquã e Rio Piracicaba, Antônio Alvaro Buso Júnior.

Na ocasião, os pescadores do Tanquã tiveram a oportunidade de participar de palestra com conteúdo que tratou de temas como consciência ambiental, espécies de aves presentes no Tanquã e ferramentas digitais para auxílio de identificação delas. Estão previstos outros encontros formativos abordando conceitos como turismo de experiência e rural, hospitalidade e infraestrutura. Haverá, ainda, uma expedição de observação de aves pelo Tanquã, aberta ao público, guiada pelos pescadores que participarem da capacitação. A data será divulgada em breve.

“Esta ação foi uma etapa introdutória, de sensibilização, para que aqueles que conhecem as águas do Tanquã vejam outro potencial a ser desenvolvido turisticamente. Com capacitação e infraestrutura adequadas, os turistas podem vivenciar experiências de contato com a natureza e aprendizados em um único local”, falou a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarisssa Quiararia.

Para o titular da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, Maurício Perissinotto, ações com esta, voltadas ao fortalecimento da consciência ambiental junto ao turismo, são importante para o desenvolvimento da própria comunidade. “É uma oportunidade para os moradores locais para obtenção de fonte de renda, cuidando do ambiente e proporcionando experiências aos visitantes e turistas”, disse.

Voltar