Pedala Pira: terceira edição do evento acontece neste domingo, 21/09 Notícias
19 de setembro de 2025

Concentração tem início às 7h, no Engenho Central; participação é gratuita

Trajeto tem 12 km e passa por diversos pontos turísticos da cidade

Acontece neste domingo, 21/09, a 3ª edição do Pedala Pira, passeio ciclístico de 12 km que passa por diversos pontos turísticos da cidade. As inscrições seguem abertas e são gratuitas no site https://encurtador.com.br/BzvYW. A concentração tem início às 7h, no Engenho Central. O evento terá programação artística, sorteios e food trucks. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio das secretarias municipais de Cultura, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Esportes, Lazer e Atividades Motoras e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e Guarda Civil Municipal.

As atrações musicais do 3º Pedala Pira são: banda Máfia do Jazz, às 7h; The Fishes, às 12h, e Patrícia Ribeiro, às 15h.

Passeio ciclístico é totalmente gratuito

O percurso começa no Engenho Central e segue, então, pela avenida Sérgio Caldaro, rua Encarnacion Corrêa, avenida Dona Francisca, rua Dom João Bosco, avenidas Dona Lidia, Rui Barbosa, Limeira, Armando Dedini, Renato Wagner, Beira Rio e Alidor Pecorari, Ponte do Morato, avenidas Cruzeiro do Sul e Sergio Caldaro e pelo bosque do Engenho Central. Entre os pontos turísticos do trajeto estão o Museu da Água, o rio Piracicaba e a passarela pênsil.

As primeiras 500 pessoas inscritas que chegarem à concentração e doarem um litro de óleo para cozinha receberão uma camiseta grátis exclusiva do evento e um número para participação nos sorteios.

“Nosso intuito é que os participantes aproveitem o domingo da melhor maneira, com a família e amigos, passeando pela cidade, movimentando o corpo e, ainda, degustando as preparações dos food trucks ao som de bandas de diferentes estilos musicais. No Pedala Pira unimos turismo, sustentabilidade, empreendedorismo e ação social, uma vez que todos os óleos doados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade, para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade”, comentou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.

Para o passeio, a organização solicita o uso de capacete e proíbe bicicletas com motor. Menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados de responsáveis.

Voltar