Entrega do relatório aconteceu na manhã de sexta-feira, 19/12, com a presença do prefeito Helinho Zanatta
Como parte do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Turismo para desenvolver e aprimorar o setor em Piracicaba, a Pasta recebeu do Sebrae, consultoria para diagnóstico da estrutura de Gestão do Turismo. O trabalho foi desenvolvido neste último bimestre do ano e o relatório final da consultoria foi entregue à titular da Secretaria, Clarissa Quiararia e para o prefeito Helinho Zanatta, em reunião com representantes do Sebrae na manhã de sexta-feira, 19/12, no gabinete do chefe do Executivo.

O relatório da consultoria foi desenvolvido com o objetivo de oferecer aos gestores municipais análise detalhada da realidade turística local. Com rigor técnico, científico e metodológico, ele foi estruturado em quatro eixos fundamentais: Estrutura de Gestão do Turismo, Arcabouço Legal (legislações e regulamentações), Sistemas de Informações e Maturidade como Destino Turístico Inteligente. Essa abordagem permite compreender detalhadamente os principais desafios e potencialidades do turismo local, indicando os ajustes necessários para criar condições ideais para uma gestão eficaz do desenvolvimento turístico no território.
Durante a consultoria foi analisada a realidade local, incluindo levantamento de dados e documentos, além de entrevistas com atores-chave do setor, o que proporcionou visão abrangente e fundamentada sobre o estágio atual do turismo no município.

Para Antônio Carlos Thobias Junior, consultor de Turismo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e que assina o relatório, Piracicaba é um destino turístico bem estruturado, entretanto, existem pontos a serem desenvolvidos e aprimorados. “Na consultoria, pudemos ver que a cidade atende hoje o turista com qualidade, com uma oferta diferenciada de Turismo, porém, em função do tamanho do município e das locações naturais, existem vários desafios que podem ser vencidos. O turismo rural em Piracicaba, por exemplo, é uma joia. E tem também o Turismo de Negócios, em função das indústrias, das universidades e da tecnologia. Mas achamos também pontos que podem ser diferentes e melhorar a experiência turística”, explicou.
De acordo com a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, este diagnóstico é “uma fotografia de como está o cenário nesse exato momento na cidade”. E junto dele acontece a atualização do Plano Diretor de Turismo e o desenvolvimento da Agenda Pira 35, documento que terá as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035.
“Estamos unindo dados e esforços que vão norteando nossas ações a curto, médio e longo prazos, com a finalidade de aprimorar o turismo em todos os âmbitos e contribuir para movimentar a economia da cidade. Agora que temos o relatório em mãos, vamos analisar o portfólio de programas oferecidos pelo Sebrae SP para adesão e desenvolvimento no próximo ano, com o intuito de estruturar melhor os pontos que são mais desafiadores”, falou Clarissa, que foi à reunião acompanhada de Carol Santis, gerente de planejamento da Pasta.
“Agradecemos muito o profissionalismo do Sebrae e todo o tempo dedicado ao diagnóstico. Vamos aproveitar este relatório como nossa sustentação técnica para trabalhamos cada vez mais no desenvolvimento do Turismo na cidade, inclusive na integração das secretarias municipais para fomentar o setor”, disse o prefeito Helinho Zanatta.
Segundo Eduardo Mercadante, consultor de Políticas Públicas do Sebrae, o propósito é elevar o nome de Piracicaba como destino turístico de destaque. “Estrategicamente, o Turismo tem a capacidade de gerar renda e emprego. E o nosso interesse é fomentar, desenvolver e trazer soluções para que a gente consiga levar Piracicaba a um turismo de protagonismo, a um Turismo que de fato faça diferença no cenário nacional. E também temos a vontade de vê-lo no cenário internacional”, comentou.
