Evento acontece no dia 24/08, domingo, das 9h às 11h, como parte da programação celebrativa dos 258 anos de Piracicaba

Roteiro no cemitério será, desta vez, no período da manhã, abordando a história de figuras que contribuíram para o desenvolvimento da cidade
Figuras folclóricas e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Piracicaba serão destaque na próxima edição do roteiro turístico gratuito no Cemitério da Saudade, que acontece no dia 24/08, domingo, desta vez, no período da manhã, das 9h às 11h. O evento, denominado Patrimônios da Saudade – Especial 258 anos de Piracicaba, será conduzido por historiadores e guia de turismo, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade. As inscrições para participação serão abertas na próxima semana, com limitação de 80 pessoas. O roteiro integra a programação de aniversário da cidade, que pode ser vista na íntegra em https://abre.ai/pira258anos.
Durante a visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Marina Tricânico, poetisa piracicabana autora do hino da Polícia Militar Feminina do Estado de São Paulo; Thales Castanho de Andrade, pioneiro na literatura infanto-juvenil brasileira, e Erotides de Campos, compositor e professor que tem em sua sepultura uma máscara mortuária, um elemento único no cemitério; além de Nhô Lica, o colecionador de pedras, o médico Alfredo Cardoso, entre outros.
“Há várias edições, o roteiro estava acontecendo no período noturno, porque é quando não há sepultamentos, mas também recebemos mensagens de pessoas pedindo um roteiro matutino, então, respeitando o espaço, vamos atender a este pedido, porque nosso intuito é levar cada vez mais história, arte cemiterial e educação patrimonial para as pessoas”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.
No roteiro, as informações serão compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e haverá participação especial dos atores Daniela Tonin, Larissa Lorenz, Felipe Yubai, Gabriel Monndini, Matteus Cobra, Vicente Mateus e Washington Poppi, da Cia. Metamorfose de Teatro, que é coordenada por Poppi.
Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça. Além disso, os organizadores orientam a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.