Secretaria de Turismo apoia famtour para apresentar atrativos turísticos do bairro Tupi Notícias
1 de outubro de 2025

Atividade acontece no dia 23/10 e é gratuita; inscrições estão abertas e são limitadas

Chácara Catavento consta no roteiro da famtour Rota Tupi

Acontece no dia 23 de outubro, no período da manhã, a famtour Rota Tupi, uma viagem de familiarização sobre atrativos turísticos do bairro. A atividade é gratuita e tem como público-alvo profissionais do setor turístico, como guias de turismo e agentes de viagens, para que conheçam opções que podem integrar roteiros a serem oferecidos a turistas. A idealização é do guia de turismo e agente de viagens Diego Camargo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Interessados devem entrar em contato com a Pasta pelo WhatsApp (19) 9.9697-5905. As vagas são limitadas a 30 participantes.

Para esta famtour foram programadas visitas a quatro locais, que são: Chácara Catavento, Chácara Brasil, Alambique Alambari e Restaurante Angatu (almoço pago à parte). Os participantes terão a oportunidade de conhecer a história de cada local, o que eles oferecem e fazer contatos, visando a construção de roteiros.

De acordo com a titular da secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, essa famtour é uma atividade complementar do curso sobre atrativos turísticos da cidade ministrado neste ano, em cinco turmas e em parceria com o Senac, e que capacitou mais de 130 profissionais do setor, entre guias de turismo, guardas-civis municipais e artesãos que trabalham em feiras de artesanato administradas pela Pasta.

“O Diego procurou a nossa secretaria para estruturarmos a proposta. Prontamente aceitamos, porque integra nossos planos de capacitação do trade, visando oferecer aos turistas experiências acolhedoras e enriquecedoras em nossa cidade”, comentou Clarissa.

Conforme Diego Camargo, é importante que os profissionais do setor saibam o que a cidade tem e pode oferecer. “A famtour é justamente para isso, para ampliar o leque de opções turísticas no município. Deste modo, os guias e agentes de turismo podem trabalhar conforme o perfil do público que o procura, adequando os roteiros e pensando em opções para todos”, falou.

No dia 23/10, o embarque aos participantes será às 6h40, na sede da Secretaria de Turismo, situada na avenida Dr. Maurice Allain, 454, na Vila Rezende, no Engenho Central. Guias de turismo devem usar obrigatoriamente o crachá do Cadastur/Ministério do Turismo. E aos integrantes das agências de turismo recomenda-se uso de uniforme, como incentivo a networking. A confirmação da participação, após a inscrição, será feita via WhatsApp até cinco dias antes da famtour.

Voltar