Intuito é instruir quem lida diretamente com os visitantes e turistas, para que tenham informações consistentes a compartilha

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou ontem, segunda-feira, 4/08, a primeira turma de capacitação sobre atrativos turísticos de Piracicaba exclusiva para guardas-civis municipais. Compõem este grupo 26 guardas-civis. E hoje, terça-feira, 5/08, mais uma turma de 25 GCMs começou as aulas. Serão ao todo quatro encontros para cada grupo, no período da manhã, na sede da Secretaria, no Engenho Central, em parceria com o Senac. Nas aulas são abordadas informações sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. No primeiro semestre, a Pasta realizou o curso para artesãos e guias de turismo da cidade, instruindo 55 pessoas.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, o intuito da capacitação é instruir quem lida diretamente com os visitantes e turistas, principalmente na região da Rua do Porto, que é um dos espaços mais visitados, para que tenham informações consistentes a compartilhar com quem questioná-los sobre a cidade. “Assim como os guias de turismo e artesãos que trabalham na região da Rua do Porto, os guardas-civis são peças fundamentais de apoio aos turistas, porque muitas pessoas os procuram para pedir informações, uma vez que são profissionais oficiais do município”, disse.

O plano da Secretaria Municipal de Turismo é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo em pontos de informações turísticas, com pessoal capacitado para orientar quem visita Piracicaba. Diante disso, na segunda quinzena de agosto, outra turma para o curso será iniciada para artesãos e guias, mas no período noturno, para oportunizar o conhecimento àqueles que não puderam participar no primeiro semestre.
“Nosso desejo é que os visitantes se sintam acolhidos e, de fato, bem-vindos na cidade, com excelência na recepção, na hospitalidade. Um turista com uma experiência bem-sucedida volta ao município e pode, ainda, trazer mais pessoas, movimentando a nossa economia”, comentou.
Algumas das temáticas abordadas no curso são os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, a qualificação dos guardas-civis acontece no contraturno do período de trabalho, sem prejudicar as atividades da corporação. “Estamos muito felizes, neste mês de aniversário de Piracicaba, com esta novidade para a Guarda Civil Municipal, que beneficiará muito a cidade, principalmente porque os GCMs que já executam seus trabalhos nos pontos turísticos da cidade terão conhecimento e facilidade para auxiliar os turistas que visitam a nossa querida cidade”, falou.