Secretaria de Turismo inicia turma noturna de curso sobre atrativos turísticos da cidade Notícias
28 de agosto de 2025

Neste ano, desde o primeiro semestre, a Pasta já realizou quatro edições do curso, totalizando 106 capacitados

Aulas acontecem na sede da Secretaria de Turismo, no Engenho Central, para guias de turismo, artesãos e guardas-civis municipais

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou nesta semana turma noturna do curso sobre atrativos turísticos da cidade, direcionado a guias de turismo e artesãos que trabalham em feiras de artesanato administradas pela Pasta. O grupo é composto por 25 integrantes. São ao todo quatro aulas, desenvolvidas em parceria com o Senac, e elas acontecem na sede da Secretaria, no Engenho Central, abordando informações sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. Neste ano, desde o primeiro semestre, a Secretaria já realizou quatro edições do curso, incluindo, também, guardas-civis municipais, totalizando 106 capacitados.

“Esta é a última turma do curso neste ano. Estamos fazendo esta edição no período noturno para atender a uma solicitação de pessoas que não conseguiram fazer as edições anteriores, que foram realizadas durante o dia. A capacitação dos artesãos, guias de turismo e guardas-civis municipais é fundamental para o desenvolvimento do Turismo na cidade. Estes profissionais trabalham diretamente com os visitantes e turistas, principalmente na região da Rua do Porto, que é um dos espaços mais visitados, por isso precisam estar preparados para fornecer informações consistentes sobre o município”, falou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.

Algumas das temáticas abordadas no curso são os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

O plano da Secretaria é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo em pontos de informações turísticas, com pessoal capacitado para orientar quem visita Piracicaba. “Todos os participantes do curso ficam hábeis a dar sugestões do que fazer na cidade. Eles são peças fundamentais de apoio aos turistas, para que se sintam acolhidos no município e retornem para cá”, falou.

Ao término da capacitação, todos os participantes recebem certificados de conclusão de curso.

Voltar