Objetivo é realizar diagnóstico da estrutura de gestão do Turismo e criar ambiente de negócios adequado
Com o intuito de aprimorar a gestão do Turismo na cidade, para potencializar o setor e a economia do município, a Secretaria de Turismo participa do projeto 100 horas de atendimento do Sebrae-SP – Diagnóstico da Estrutura de Gestão do Turismo do Município, para auxiliar na criação de um ambiente de negócios adequado para o desenvolvimento das atividades turísticas em Piracicaba.
As reuniões de trabalho iniciais aconteceram na semana passada. O primeiro encontro teve a participação dos gestores da Secretaria de Turismo, sendo eles a titular da Pasta, Clarissa Quiararia, e os gerentes de eventos e planejamento, respectivamente, Esdras Casarini e Caroline Santis, com os consultores do Sebrae Antônio Carlos Thobias Jr. e Eduardo Mercadante. Houve, ainda, reunião com a equipe da Secretaria e representantes do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo).


Na sequência, serão realizadas visitas em atrativos turísticos da cidade e o levantamento de dados e informações para melhor entendimento do cenário atual do turismo no município. O diagnóstico a ser elaborado pelo Sebrae, então, avaliará a estrutura da gestão pública, como o Plano Diretor de Turismo, o conselho municipal de turismo formalizado e a infraestrutura de apoio aos atrativos, além das legislações municipais necessárias para a atividade turística, o sistema de informações turísticas e o uso de inovação e tecnologias para melhorar a experiência do turista.
“O diagnóstico do Sebrae é um instrumento estratégico que complementa o trabalho que já estamos desenvolvendo com o Plano Diretor e a Agenda Pira 35. Ele vai nos ajudar a compreender melhor a estrutura da gestão pública do turismo e a definir ações que fortaleçam o setor. Nós acreditamos que ao término de todos esses projetos, Piracicaba terá dados importantíssimos que auxiliarão no desenvolvimento turístico de nossa cidade”, falou Clarissa.
Para cada ponto avaliado pelo Sebrae-SP no diagnóstico, outras consultorias direcionadas poderão ocorrer, a fim de auxiliar o município a se estruturar. A previsão de entrega do relatório de diagnóstico é até o final de dezembro.
