Viagem de familiarização teve como destino atrativos turísticos do bairro Tupi

Com o intuito de fomentar o turismo rural em Piracicaba, aconteceu ontem, quinta-feira, 23/10, a famtour gratuita Rota Tupi, uma viagem de familiarização sobre atrativos turísticos do bairro. Ao todo, 19 profissionais do setor turístico, como guias de turismo e agentes de viagens, visitaram diferentes espaços a fim de conhecer opções que podem integrar roteiros a serem oferecidos a turistas. A idealização foi do guia de turismo e agente de viagens Diego Camargo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
A programação da famtour consistiu em visitas a quatro locais: Chácara Catavento, Chácara Brasil, Alambique Alambari e Restaurante Angatu. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de cada espaço, degustar opções gastronômicas e fazer contatos, visando a construção de roteiros que podem tratar de temas como pancs (plantas alimentícias não convencionais), abelhas nativas sem ferrão, produção de frutas vermelhas e de cachaça, entre outros.


De acordo com a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, essa famtour é uma atividade complementar do curso sobre atrativos turísticos da cidade ministrado neste ano, em cinco turmas e em parceria com o Senac, e que capacitou mais de 130 profissionais do setor, entre guias de turismo, guardas-civis municipais e artesãos que trabalham em feiras de artesanato administradas pela Pasta.
“Foi uma manhã e início de tarde enriquecedores para todos os participantes, que puderam se aproximar de empreendimentos turísticos do bairro Tupi e a partir disso ter informações para a construção de roteiros. Deste modo, os profissionais ficam munidos de detalhes, de dados que, com certeza, fazem a diferença na hora de montar um roteiro. A partir da vivência deles em cada espaço, podem pensar em itinerários para os mais variados grupos, fortalecendo a nossa economia por meio da atividade turística”, disse a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.
Conforme Diego Camargo, a famtour é uma forma de conexão entre os profissionais do trade. “A famtour é muito importante porque a gente dá visibilidade para o pessoal, para os empreendimentos turísticos receberem os grupos, e também tem muitos guias que não conheciam ou não conhecem os pontos, mesmo sendo da cidade. Então esta é uma forma de a gente se conectar a eles. E com o apoio do governo para esta iniciativa, o resultado é excelente. Esta parceria, este laço, é fundamental pra gente”, falou Camargo.
Para Daniel Kuntz, um dos guias de turismo participantes da famtour, a iniciativa contribuiu para que ele possa ampliar o leque de roteiros turísticos pelo município. “Fiquei impressionado com a variedade de produtos que podem ser oferecidos para o turismo em Piracicaba, desde uma colheita de frutas vermelhas até conhecer uma horta 100% orgânica, natural, sem agrotóxico. As propriedades que visitamos têm, de fato, alto potencial para receber o cliente, o público”, afirmou.

Quem também aprovou a realização da atividade foi o guia de turismo Gabriel Bardou. “Foi uma oportunidade de fazer conexões, tanto com os outros guias locais quanto com as propriedades rurais que estão abertas para esse turismo rural. Quando alguém visita um lugar, ele não busca fazer as mesmas coisas que faz no lugar de origem. A pessoa quer conhecer o novo, portanto, fazendo essa expedição, buscando esses lugares diferenciados, a gente consegue oferecer isso para o turista”, comentou.
Ao final da famtour, todos os integrantes receberam certificado de participação.
