Com as duas turmas já finalizadas, Secretaria de Turismo, em parceria com o Senac, capacitou 55 guias de turismo e artesãos

A segunda turma do curso gratuito sobre os atrativos turísticos de Piracicaba concluiu as atividades ontem, quinta-feira, 3/07. Foram ao todo quatro encontros, no período vespertino, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central. O curso foi oferecido pela Pasta, em parceria com o Senac. Nas aulas, os inscritos, entre artesãos e guias de turismo da cidade, puderam conhecer mais sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. A segunda turma teve cerca de 25 participantes, e a primeira, encerrada em junho, teve 30, totalizando 55 capacitados. Mais três turmas estão previstas para iniciar em agosto, tendo como público-alvo os guardas-civis, além de guias e artesãos que não puderam participar das aulas anteriores.
O intuito da capacitação é que os participantes sejam agentes de informações turísticas em pontos do município, principalmente na região da Rua do Porto, que é um dos espaços mais visitados por turistas. O plano da Secretaria Municipal de Turismo é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo nestes locais preparados para orientar quem visita a cidade.

“Capacitar quem lida diretamente com os visitantes e turistas é fundamental, porque assim o atendimento pode ser de excelência, tanto na hospitalidade quanto no compartilhamento de informações e orientações. Nosso desejo é que os visitantes se sintam acolhidos e, de fato, bem-vindos na cidade. Um turista com uma experiência bem-sucedida volta ao município e pode, ainda, trazer mais pessoas, movimentando a nossa economia”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.
Algumas das temáticas abordadas no curso foram os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

Para a guia de turismo e proprietária de agência de viagens Marcia Morato Cury, participante da segunda turma do curso, as aulas foram essenciais para interação entre profissionais do trade. “Conheci mais guias de turismo e também os artesãos da cidade. E o trabalho de cada profissional contribui muito para a melhor prestação de serviço. Pude, ainda, relembrar histórias sobre alguns atrativos turísticos de Piracicaba, o que colabora para a formatação de roteiros conforme a necessidade de quem nos procura”, disse.
Quem também aprovou a iniciativa do curso foi o artesão Cleison Pagotto, que junto da esposa, Luciane Gonçalves, confecciona artesanalmente chinelos decorados. “As aulas foram muito úteis, principalmente porque pude ampliar meu repertório para indicações de locais para visitar, comer e se hospedar em Piracicaba. Quando algum turista chegar ao meu espaço, estarei melhor preparado para ajudar com estas informações”, afirmou.

As aulas no período matutino foram ministradas pelo guia de turismo e docente do Senac Fabrício Medeiros. No período vespertino, elas aconteceram com a professora e guia de turismo Sandra Zotelli. As tratativas para execução do curso foram feitas com Renata Prates e Mariana Cancilieri, que são, respectivamente, executiva de contas e coordenadora de área do Senac.