Diretoria de Turismo recebe inscrições de artesãos para a Festa das Nações Notícias
5 de março de 2024

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), recebe inscrições de artesãos interessados em participar da Feira de Artesanato da 39ª Festa das Nações, que acontecerá de 15 a 19/05, no Engenho Central. As inscrições estão disponíveis até 28/03 em https://forms.gle/5VBYZ48KmHZpKNsr6 e cada inscrição pode ser por espaço compartilhado por até dois artesãos. Estão à disposição nove espaços para o evento.

imagem de mão costurando tecidos
Artesãos podem se inscrever até dia 28 de março

Durante a festa, os artesãos selecionados deverão expor os trabalhos nos dias 15, 16, 17, 18 e 19/05, sendo dias de semana das 19h às 24h; no sábado, das 11h às 02h, e no domingo, das 11h às 18h. Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar cópia da cédula de identidade e CPF e comprovante de residência, além de fotos de duas peças artesanais de fabricação própria (no caso de espaço compartilhado, deverá apresentar uma foto do trabalho de cada artesão) para apreciação da Semdettur. A Semdettur poderá solicitar comprovação, por meio de teste agendado.

Os artesãos residentes em Piracicaba terão preferência para ocupar os espaços. Caso o número de habilitados para o evento seja superior ao número de espaços disponíveis, a Diretoria de Turismo selecionará os artesãos por meio dos seguintes critérios: artesanato relacionado à cultura de Piracicaba, originalidade, criatividade e inovação e qualidade e acabamento.

Cada stand disponibilizado pela Prefeitura medirá 3m x 3m, com um ponto de energia. É vedada a comercialização de itens de vidro, louça, perfurocortantes, velas, cosméticos e alimentos.

imagem de guardanapos expostos
Artesanatos deverão ser expostos durante todos os dias da festa

“Estamos oportunizando aos artesãos a valorização do trabalho deles, com exibição em um dos mais tradicionais eventos do município. Deste modo, há geração de renda aqui e conseguimos, ainda, possibilitar que os turistas levem os artesanatos produzidos em Piracicaba para outras regiões do Brasil e até do mundo, ou seja, dando visibilidade para a nossa cidade”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.


Se a inscrição for aprovada, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de R$ 250 até dia 10/04, na conta do Fundo Municipal de Turismo, via guia emitida pela Semdettur. O recurso do Fundo Municipal de Turismo é destinado exclusivamente a projetos do segmento e necessita da aprovação do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba). Este ano serão realizados com o recurso a Revisão do Plano Municipal de Turismo e Pesquisa de Demanda Turística anual.

Voltar